Dosimetria pessoal


Informações A dosimetria é um serviço de monitoração individual da dose absorvida por indivíduos expostos à radiação ionizante durante um determinado período de tempo. O dosímetro pessoal é utilizado para avaliar a dose de radiação em trabalhadores ocupacionalmente expostos à áreas supostamente contaminadas por radiação. Seu uso se faz necessário em em diversas áreas prestadoras de serviços de radiologia médica e odontológica, radioterapia, medicina nuclear, etc.

A MRA em parceria com a Metrobras, empresa do Grupo MRA, disponibiliza os serviços de dosimetria pessoal abrangendo uma análise preliminar, visando a otimização do custo, o registro do serviço e dos usuários e acompanhamento através da substituição mensal dos dosímetros e emissão de relatórios de dose. Tipos de dosímetro A avaliação de doses de radiação acumuladas por um usuário em um dado tempo, é obrigatório o uso de um dosímetro padrão individual. Em casos específicos onde as extremidades possam estar sujeitas a doses potencialmente altas, deve-se adicionalmente fazer uso de um dosímetro de extremidade. Existem vários modelos de dosímetro disponíveis, e uma consultoria pode apontar o mais indicado. Hoje os dosímetros podem até mesmo estar embutidos em outros dispositivos, como canetas ou relógios.

Os dosímetros mais comuns são:
  • Dosímetro individual - É um dispositivo usao por um indivíduo junto ao corpo, de acordo com regras específicas, com o propósito de avaliar a dose efetiva ou a dose equivalente acumulada em um dado período de tempo.
  • Dosímetro padrão - É usado para leitura indireta, mantido fora do alcance da radiação produzida no ambiente, utilizado como base para correção da radiação de fundo nos dosímetros individuais.


Catálogo Nossos arquivos para download utilizam o formato PDF como padrão. Para acessar seu conteúdo, você deve ter instalado em seu dispositivo um leitor de PDF da Adobe ou compatível.

Clique para baixar o arquivo