Licenciamento de Instalações


Informações O Licenciamento de instalações estabelece o processo de licenciamento de instalações nucleares aplicado às atividades relacionadas com a localização, a construção e a operação de tais instalações.

Abrange as seguintes etapas referentes à emissão:
  • aprovação de local;
  • licença de construção (total ou parcial);
  • autorização para utilização de materiais nucleares;
  • autorização para operação inicial;
  • autorização para operação permanente;
  • cancelamento da autorização para operação.


legislação Apresenta as informações mínimas, que devem estar contidas no relatório preliminar de análise de segurança a ser elaborado visando à emissão da licença de construção, bem como as informações que devem estar contidas no Relatório Final de Análise de Segurança (RFAS), o qual, juntamente com o plano de proteção física, constituem os documentos básicos para a emissão da Autorização para Operação Inicial.

O RFAS deve descrever a instalação, apresentar as bases do projeto, as especificações técnicas, os limites de operação e uma análise de segurança da instalação como um todo, devendo incluir o programa de monitoração ambiental e meteorológica, o programa de garantia da qualidade, o plano de proteção contra incêndio e o plano de emergência, entre outros.

Catálogo Nossos arquivos para download utilizam o formato PDF como padrão. Para acessar seu conteúdo, você deve ter instalado em seu dispositivo um leitor de PDF da Adobe ou compatível.

Clique para baixar o arquivo